terça-feira, 14 de dezembro de 2010

receitas vegetarianas - Soufflê de Queijo Clássico

Média Tempo35' Custo Médio Porções3 Comida Vegetariana

Composição:

* 50 gr de manteiga
* 3 colher (sopa) de pão ralado
* 2 dl de leite
* 3 colher (sopa) de farinha de trigo
* 1 pitada(s) de pimenta preta moída
* 1/2 chávena(s) de chá de mostarda
* 25 gr de queijo parmesão
* 50 gr de queijo cheddar
* 4 ovos
* 1 clara(s) de ovo
* q.b. de sal
* q.b. de pimenta preta moída

Preparação:
1.Aqueça o forno a 190ºC. Rale os queijos em separado. Derreta 1 colher (sopa) da manteiga e unte um prato de souflê (1,2 Lt de capacidade). Cubra bem todo o interior do prato com o pão ralado.
2.Deite o leite numa caçarola grande. Junte o resto da manteiga, a farinha e a pimenta, com a mostarda. Deixe levantar fervura com o lume baixo, mexendo até que a mistura engrosse e se torne num molho aveludado.
3.Coza o molho em lume brando por 1 ou 2 minutos, e em seguida apague o lume e misture todo o queijo Cheddar e metade do Parmesão. Deixe arrefecer um pouco e depois bata as gemas de ovo e rectifique temperos. A mistura deve ficar bem temperada.
4.Bata as claras em castelo, sem bater em demasia, senão tornam-se granulosas e difíceis de envolver.
5.Com uma colher, deite parte das claras batidas no molho. Mexa bem e em seguida usando uma colher grande, deite o resto das claras e como se estivesse a desenhar oitos, envolva-as com cuidado na mistura.
6.Deite esta massa no prato já preparado, alise o cimo e coloque num tabuleiro de ir ao forno. Polvilhe com o resto do Parmesão. Leve ao forno por cerca de 20-25 minutos até que cresça e fique dourado. Sirva imediatamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue