quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

receitas dieteticas - Sopa pouco calórica

Ingredientes:

Courgettes (em quantidade que substitua as batatas)
Abóbora ou cenoura (nunca as duas juntas)
Nabos
Cebolas
Sal
Azeite


Preparação:

Cortar todos os legumes em quadrados pequenos para uma panela. A courgette é lavada e as pontas aparadas, mas não descascada.
Cobrir de água, juntar sal e deixar os legumes cozer. Tritura-los com a varinha mágica, levar novamente ao lume, até levantar fervura, juntar o azeite, mexer e apagar o lume.
Mesmo sem levar batata, a courgette dá à sopa um aspecto aveludado e a casca contém fibras importantes para o organismo, benéficas no processo digestivo.
É importante não misturar abóbora com cenoura. As duas juntas vão aumentar substancialmente os açúcares uma da outra, por isso ou se põe um ou outra. O azeite também não coze, aproveitando desse modo todas as suas qualidades.
Uma sopa destas acompanhada de uma maçã, à noite, é uma refeição completa, que não pesa no estômago, alimenta e é rica em nutrientes.


Observações:
Quem quiser, pode ainda juntar, depois do creme feito, umas folhas e uns talos de agrião. Os talos, bem lavados e partidos miudinhos, além de darem um aspecto bonito à sopa, enriquece-a com bastante mais ferro do que se for apenas as folhas. E aí, ficamos com uma sopa pouco calórica e rica em ferro. Sopa da minha autoria, depois de alguma pesquisa sobre os nutrientes de cada um dos legumes e vegetais que a compõem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue