terça-feira, 14 de dezembro de 2010

receitas vegetarianas - Roulade de Espinafres com Queijo de Leite de Cabra

Difícil Tempo90' Custo Médio Porções4 Comida Vegetariana

Composição:

* 300 ml de leite
* 50 gr de farinha de trigo
* 150 gr de manteiga
* 100 gr de Chèvre (queijo de leite de cabra)
* 60 gr de queijo parmesão
* 4 ovos
* 250 gr de cogumelos shiitake frescos
* 275 gr de espinafres
* 45 ml de creme fraîche
* q.b. de sal
* q.b. de pimenta preta moída

Preparação:
Aqueça o forno a 190ºC/posição de gás 5.
Forre uma forma de torta suíca, com 30X20cm, com papel vegetal, certificando-se de que o papel cobre bem todos os lados da forma.
Unte levemente.
Numa caçarola grande misture e bata o leite, a farinha de trigo e 50 gr de manteiga. Leve a levantar fervura com o lume baixo, mexendo até engrossar e ficar cremoso. Reduza o calor e deixe cozer durante 2 minutos. Em seguida misture o chèvre e metade do parmesão. Deixe arrefecer durante 5 minutos, e depois bata as gemas dos ovos com bastante sal e pimenta.
Bata as claras dos ovos numa taça bem limpa, até que atinjam o ponto de castelo. Com cuidado, envolva as claras na mistura do chèvre, utilizando uma colher grande de metal. Deite a mistura às colheradas na forma já preparada, espalhando suavemente até uma altura uniforme, e em seguida leve ao forno durante 15 a 17 minutos, até que o cimo se apresente firme.
Deixe a roulade arrefecer durante alguns minutos, e em seguida vire-a ao contrário sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com parmesão. Com cuidado, rasgue em tiras o papel com que forrou a forma. Enrole a roulade no papel vegetal sobre o qual a virou e deixe arrefecer completamente.
Entretanto prepare o recheio. Derreta o resto da manteiga e reserve 30ml. Deite os cogumelos já fatriados na frigideira e frite durante 3 minutos, mexendo sempre.
Adicione os espinafres já lavadas e escorra bem, e depois junte o crème fraîche ou o fromage frais. Tempere e depois deixe arrefecer.
Aqueça o forno à temperatura inicial.
Desenrole a roulade e espalhe o recheio por cima. Enrole de novo e coloque, com a abertura virada para baixo, num prato de ir ao forno. Pincele com a manteiga que reservou e polvilhe com o restante parmesão. Leve ao forno durante 15 minutos ou até que cresça e fique dourada. Sirva imediatamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue