terça-feira, 23 de novembro de 2010

Chá Verde – Tire as suas dúvidas

O chá verde é feito a partir da infusão das folhas da planta Camelia sinensis. Inúmeros estudos comprovaram os benefícios deste chá na saúde humana.

O chá verde auxilia na prevenção de doenças como o câncer, auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), auxilia no bom funcionamento do intestino e é muito indicado para dietas de redução de peso, pois ajuda na aceleração do metabolismo.

Para preparar o chá verde, não é recomendado utilizar a água em ebulição. Assim que começar a iniciar a fervura, retire do fogo e acrescente a erva, deixe em infusão por 2 a 3 minutos. O ideal são 2 colheres de sopa para cada litro de água. Depois, basta coar e tomar de 5 a 6 xícaras de chá verde por dia.

O chá verde pode ser tomado na temperatura que você achar melhor (quente, morno ou gelado). Mas, se for tomar em jejum, prefira o chá morno, pois cai melhor no estômago vazio.

O chá verde deve ser consumido em até 24 horas após o seu preparo, depois deste período as perdas dos componentes ativos são consideráveis. Você pode fazer o chá na quantidade para tomar num dia todo e guardá-lo numa garrafa térmica, jarra de vidro ou alumínio dentro da geladeira. Evite recipientes de plástico ou alumínio, pois podem prejudicar os componetes do chá.

O melhor horário para tomar os chás é entre as refeições, pois ele ajuda na redução do apetite.

O chá verde não é recomendado para gestantes, para quem está amamentando e para pessoas que possuem hipertensão, refluxo ou gastrite. Caso esteja tomando algum remédio, é bom consultar o seu médio para ver se você pode consumir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue