terça-feira, 23 de novembro de 2010

Delícia de quibe light campestre

Rendimento: 10 pedaços de 140 g
Tempo de preparo: 30 minutos (exige preparo antecipado de 2 horas mais 20 minutos de cozimento mais 20 minutos de forno)

Receita enviada por Margareth Borghi

Ingredientes
Massa

* 2 xícaras (chá) de trigo para quibe . 300 g
* 1 xícara (chá) de abóbora-moranga cozida e amassada . 220 g
* 1 cebola média . 160 g
* 1 xícara (chá) de ervas frescas (salsinha, cebolinha-verde e hortelã) picadas . 40 g
* 1 ovo . 50 g
* 1 colher (sopa) de azeite de oliva espanhol . 10 g
* 1 colher (chá) de pimenta-síria . 1,5 g
* Sal a gosto

Recheio

* 1 maço médio de rúcula . 340 g
* 1 xícara (chá) de ricota light picada . 130 g
* 1 cebola média . 160 g
* 2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 20 g
* 2 colheres (sopa) de uvas-passas sem sementes . 30 g
* 1 colher (chá) de orégano desidratado
* Sal e pimenta-do-reino a gosto

Acompanhamento: salada de folhas verdes
Decoração: azeitona verde

Modo de Fazer

1. Massa: lave o trigo, coloque em uma tigela com 1 litro de água. Cubra-a com filme plástico e deixe de molho por 2 horas ou até o trigo absorver toda a água. Reserve.
2. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
3. Separe os gomos da abóbora, descasque-a e descarte as sementes. Pique a polpa em pedaços médios e coloque em uma panela. Junte 75 ml de água, leve ao fogo por 20 minutos ou até a abóbora ficar macia. Retire do fogo, escorra a água, coloque a abóbora em um prato fundo, amasse com um garfo, meça 1 xícara das de chá e reserve.
4. Descasque a cebola, elimine as extremidades e pique em pedaços bem pequenos. Lave as ervas (salsinha, cebolinha-verde e hortelã), seque com toalha de papel, separe somente as folhas, pique-as finamente, meça 1 xícara das de chá.
5. Esprema o excesso de água de trigo e coloque em uma tigela. Junte a abóbora, a cebola, as ervas frescas, o ovo, o azeite de oliva, a de pimenta-síria e o sal. Misture bem com uma colher ou com as mãos por 2 minutos ou até obter uma massa homogênea. Reserve.
6. Recheio: lave a rúcula, elimine os talos mais duros, pique as folhas finamente e reserve. Amasse a ricota, meça 1 xícara das de chá e reserve.
7. Descasque a cebola, elimine as extremidades, pique em pedaços bem pequenos.
8. Coloque em uma panela pequena a cebola e a metade do azeite de oliva. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos ou até a cebola ficar macia. Retire do fogo. Junte a rúcula, a ricota, as uvas-passa, o orégano, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem com uma colher até ficar homogêneo.
9. Com o restante do azeite de oliva do recheio unte uma assadeira (23 cm x 23 cm), forre o fundo com a metade da massa, espalhe o recheio e cubra com a massa restante. Corte o quibe em 10 pedaços. Leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno.
10. Montagem: coloque os pedaços de quibe nos pratos, decore com azeitona e sirva com salada de folhas verdes.

Valor nutricional por pedaço
200 calorias; 33 g de carboidratos; 6,5 g de proteínas; 5 g de gorduras totais (1 g de saturada; 2,5 g de monoinsaturada; e 0,5 g de poliinsaturada); 25 mg de colesterol; 1 g de fibras; 3 mg de ferro; e 127 mg de cálcio.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Pesquisar neste blogue