terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Coalhada Diet

O elevado valor biológico das proteínas da coalhada é superior ao leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B, no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.
A coalhada, elaborada a partir de leite desnatado chega a ser 6 vezes mais digerível que o leite comum.

Sugerimos a aquisição do Kit para Fabricação de Coalhada, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite).



Ingredientes:

01 envelope de fermento para produzir sua coalhada.
01 termômetro para laticínios.
01 tela refratária para evitar a queima do leite.
01 envelope (MIX 20) pó para preparo de coalhada light e diet (atua na textura).
01 envelope de adoçante (composto: stévia, ciclamato e sacarina)

Atenção:
Caso utilize leite direto da fazenda, é necessário que efetue a pasteurização, leia ao final desta receita como pasteurizar em casa o leite.




1º passo: deposite o leite na panela e adicione o MIX 20 e o adoçante, misture por 2 minutos e aqueça até que atinja a temperatura de 80ºC (utilize o termômetro para controle da temperatura). A panela deverá estar sobre a tela refratária evitando o contato direto com a chama do fogão.


2º passo: desligue a chama e resfrie em banho-maria até que o leite atinja a temperatura de 35ºC.



3º passo: atingida tal temperatura abra o envelope de fermento e adicione todo o seu conteúdo.
Misture o conteúdo do envelope com o leite, por 1 minuto.




4º passo: após este tempo, adicione o leite nos potes ou frascos (conforme a poção desejada).

A fermentação ocorrerá no próprio potinho transformando o leite em uma coalhada firme e compacta, pronta para ser consumida!

5º passo: depois de cheios, coloque os potinhos em uma caixa de isopor que deverá manter a temperatura por um período de 8 a 12 horas (este período é denominado de período de fermentação e é nesta fase que o leite ser transforma na coalhada).




6º passo: o resultado final apresenta-se como na foto ao lado com as seguintes características: o leite deverá estar na forma de gel; deverá estar com uma aparência de brilho; não deverá estar desgrudando da parede do potinho ou frasco; deverá estar com aroma típico e não desprendendo soro (líquido esverdeado).




7º passo: depois do período de fermentação coloque os potinhos ou (os frascos a sua escolha) imediatamente na geladeira.

Deixe até o dia seguinte e delicie-se com uma tradicional e original coalhada natural.



Imagem da aparência da massa (coalhada) depois de fermentada. Observe o brilho típico, a consistência e textura lisa.



Dica:



É interessante que no período de fermentação (8 a 12 horas) o conteúdo dos potinhos se mantenha rigorosamente entre 33 a 35ºC de temperatura (você poderá adicionar um pouco de água regulada nesta temperatura que ajudará na manutenção conforme mencionado).


Curiosidades:
A coalhada light/ diet tem: 30 Kcal a menos que a coalhada integral natural e 70 Kcal a menos que a coalhada integral adoçada com açúcar. Toda coalhada desnatada é light!

O produto poderá ser consumido em até 30 dias, desde que tenham sido adotados procedimentos rigorosos de higiene.
O fermento deve ser sempre conservado em temperatura de congelador.
Caso queira adicionar mel como agente adoçante, faço na dosagem de 300 gramas para cada 5 litros de leite, adicionando no decorrer do resfriamento (de 80ºC para 35ºC), estando o leite na temperatura de 60ºC.
Lembre-se o mel possui a mesma quantidade de quilocalorias que o açúcar comum.
Todos os itens dos Kits podem ser fornecidos separadamente.

Como pasteurizar o leite cru para fabricação de coalhada?
Sempre utilize o leite de animais sadios e que não estejam em tratamento com algum tipo de antibiótico.
O leite deve ser coado e aquecido até atingir a temperatura de 65ºC que deverá ser mantida por 20 minutos (utilize o termômetro para controlar a temperatura e mexa lentamente para distribuir uniformemente o calor. Depois de 20 minutos, resfrie para a temperatura de adição do coalho (normalmente na faixa de 36 a 38ºC) . Esta metodologia deve ser aplicada somente para a fabricação de queijos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue